Veja as dúvidas mais frequentes sobre o uso da assinatura digital.

 

duvidas

Todos nós sabemos os grandes benefícios do Certificado Digital. Por ser tão completo e desburocratizar alguns procedimentos, às vezes é possível surgir algumas dúvidas. Por isso nesse post, iremos sanar algumas dúvidas bem resumidamente para que assim você possa entender melhor a funcionalidade do mesmo.

1) É possível realizar uma assinatura digital sem o Certificado Digital?
Não, ao realizar assinaturas digitais é preciso possuir o certificado. O mesmo deve ser emitido em uma autoridade certificadora de acordo com os padrões ICP-BRASIL e que também esteja dentro da validade.

2) Posso imprimir um documento com assinatura em selo ou realizar a validação do documento e depois imprimir?
Não, um documento assinado digitalmente, se for impresso, irá perder a sua assinatura. O ideal é manter o arquivo em formato digital.

3) Fiz o meu certificado na minha organização de classe profissionais (OAB, CREA, etc), consigo assinar qualquer documento, acessar sistemas ou somente meus documentos e sites da instituição?
Se o certificado foi emitido em alguma autoridade certificadora credenciada ao ICP-BRASIL, pode sim ser usado para assinar qualquer tipo de documento, acessar programas ou sistemas desde que exija a assinatura digital.

4) Assinatura digital e assinatura digitalizada são a mesma coisa?
Não, a assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho que não garante a autoria e integridade de algum documento.

5) É possível usar a mesma assinatura em vários arquivos?
Não, cada assinatura é gerada para cada tipo de arquivo. O certificado digital é apenas um meio pelo qual  a assinatura será feita.

Por fim, mostramos bem resumidamente as maiores dúvidas sobre o uso do Certificado Digital. Assim você consegue saber que ao adquiri-lo você ganha vários benefícios e também consegue utilizar de modo adequado.
E para isso é sempre bom estar em alerta, que é importante emitir em um Autoridade Certificadora credenciada.

 

 

Posts Recentes

Restituição do IR 2023, veja quando será pago.

Antes de iniciarmos divulgando a tabela, é importante também explicarmos o que é a restituição do imposto de renda. No mais, é a devolução do valor pago a mais à Receita Federal no ano anterior. Toda pessoa que fez a declaração tem direito à restituição, se houver um...

IR 2023, veja as novas regras.

  No próximo dia 15 de março, começa o período para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita deve receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo. Visando uma maneira de minimizar erros e oferecer comodidade, o...

Representante Legal x Responsável Legal: veja a diferença!

É muito comum entre as empresas o termo representante legal, geralmente ele está presente em contratos ou até mesmo em estatutos sociais no qual o seu papel é representar legalmente alguém. Mas você sabe que existe uma diferença entre representante legal e responsável...