Open Banking: será que é seguro?

Open Banking ou sistema bancário aberto, é o novo conceito para trocar e compartilhar os dados entre as instituições financeiras. Imagine um banco que você ainda não é cliente tendo acesso às suas informações, em resumo é isso que o open banking faz.
Essa nova ferramenta cria um relacionamento entre cliente e instituições, onde os clientes poderão ter acessos a serviços personalizados.
O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central, seguindo o exemplo do Reino Unido que foi o primeiro país a implantar essa ferramenta.

Mas como isso será feito na prática?
O cliente poderá escolher quais instituições poderá ter acesso aos seus dados, isso irá facilitar com o cliente tendo o controle dessa troca de informações e também pode ser menos burocrático realizar procedimentos, como uma abertura de conta. Vale ressaltar que sem a autorização do cliente, uma instituição não pode ter acesso e este procedimento está ligado para pessoas físicas e jurídicas.
Alguns especialistas afirmam que o cliente pode ficar seguro após a autorização e ressaltam que os sistemas de instituições financeiras têm padrões de segurança de altíssimo nível, chegando a níveis internacionais.

Um dos principais objetivos é que novas experiências possam surgir e pensar que através de um único aplicativo é possível consolidar as informações que você possui em instituições financeiras distintas. 


Ao adquirir o Open Banking é possível que a instituição ofereça sempre o seu melhor produto e que em muitos casos, a dificuldade de encontrar é devido a pouca visibilidade que elas enfrentam em relação ao seu cliente.

Cada país que implantar pode determinar suas próprias regras, mas de modo geral é importante oferecer eficiência e transparência, não existe um modelo padrão que deverá seguir de acordo com a sua realidade. As instituições financeiras só poderão aderir aquelas que estiverem regulamentadas pelo Banco Central, já as fintechs possuem o privilégio de escolher se querem participar

Se mais empresas puderem participar do ecossistema financeiro, a tendência é de surgimento de novas oportunidades de negócios e aumento da competição entre as instituições. Assim, o cliente tem mais escolha em termos de produtos e serviços, provavelmente a um preço inferior.. 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM   FACEBOOK   YOUTUBE

Posts Recentes

Restituição do IR 2023, veja quando será pago.

Antes de iniciarmos divulgando a tabela, é importante também explicarmos o que é a restituição do imposto de renda. No mais, é a devolução do valor pago a mais à Receita Federal no ano anterior. Toda pessoa que fez a declaração tem direito à restituição, se houver um...

IR 2023, veja as novas regras.

  No próximo dia 15 de março, começa o período para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita deve receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo. Visando uma maneira de minimizar erros e oferecer comodidade, o...

Representante Legal x Responsável Legal: veja a diferença!

É muito comum entre as empresas o termo representante legal, geralmente ele está presente em contratos ou até mesmo em estatutos sociais no qual o seu papel é representar legalmente alguém. Mas você sabe que existe uma diferença entre representante legal e responsável...