Assinatura Hibrida: descubra mais uma modalidade de assinatura.

A assinatura híbrida é composta por duas modalidades, ela consiste na junção da assinatura eletrônica (sem o uso do certificado digital), e a assinatura digital, que pode ser utilizada com o certificado e ambas possuem validade jurídica.

Vale ressaltar que esses dois tipos podem ser utilizados no mesmo documento. O usuário pode utilizar a assinatura que for mais conveniente e também facilitar a formalização dos processos.

Alguns podem ficar com dúvidas, por exemplo: como alguém que não tem o certificado digital pode assinar o documento, enquanto os demais possuem?

Esse modelo geralmente é usado em contratos de prestação de serviço, pois não existe nenhuma exigência de como deve ser feita a assinatura, diferente dos profissionais como advogados e contadores que são obrigados a utilizar o certificado digital. Então, um signatário com ou sem certificado pode assinar o mesmo documento. No caso de pessoas jurídicas, com a assinatura híbrida a empresa consegue realizar as negociações de forma eficaz.

Para utilizar essa forma é importante adquirir uma plataforma especializada em assinaturas online, onde existe a opção no qual o contrato pode ser criado pelo próprio sistema ou o documento pode ser pronto.  O uso da assinatura híbrida é bem amplo, mas é importante ficar atento ao utilizar se o documento em si não estiver autorizando apenas o uso de uma assinatura digital e que também não tenha impedimento de nenhuma lei.

E quais são suas vantagens:
– Mais opções de assinatura: Uma opção segurança que oferece facilidade e praticidade na formalização do acordo, já que é possível assinar de forma digital ou eletrônica.

– Adaptabilidade: Em cada documento, é possível permitir quais serão as partes que precisam de qual tipo de assinatura.

Mesmo este modelo tendo essas vantagens entre outras, o importante é adquirir um Certificado Digital que possui mais vantagens e também segurança, além da sua proteção por criptografia. 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM   FACEBOOK   YOUTUBE

Posts Recentes

Restituição do IR 2023, veja quando será pago.

Antes de iniciarmos divulgando a tabela, é importante também explicarmos o que é a restituição do imposto de renda. No mais, é a devolução do valor pago a mais à Receita Federal no ano anterior. Toda pessoa que fez a declaração tem direito à restituição, se houver um...

IR 2023, veja as novas regras.

  No próximo dia 15 de março, começa o período para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita deve receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo. Visando uma maneira de minimizar erros e oferecer comodidade, o...

Representante Legal x Responsável Legal: veja a diferença!

É muito comum entre as empresas o termo representante legal, geralmente ele está presente em contratos ou até mesmo em estatutos sociais no qual o seu papel é representar legalmente alguém. Mas você sabe que existe uma diferença entre representante legal e responsável...