Restituição do IR 2023, veja quando será pago.

Antes de iniciarmos divulgando a tabela, é importante também explicarmos o que é a restituição do imposto de renda. No mais, é a devolução do valor pago a mais à Receita Federal no ano anterior. Toda pessoa que fez a declaração tem direito à restituição, se houver um saldo a ser recebido. Essa restituição pode ser à vista ou parcelada, se tiver cadastrado a opção de débito automático por conta corrente, o montante é depositado na conta de cada contribuinte. Todo contribuinte de carteira assinada é feito de maneira automática. Vale ressaltar que quanto mais gastos passíveis de abatimento, maior será a chance de receber algum valor no final. O prazo para iniciar o pagamento das restituições começa em 31 de Maio e será realizado em cinco lotes. Veja abaixo:

1° lote – 31 de Maio de 2023
2° lote – 30 de Junho de 2023
3° lote – 31 de Julho de 20234° lote – 31 de Agosto de 2023
5° lote – 29 de Setembro de 2023

Algumas categorias terão prioridades no recebimento da restituição, são eles:

– Portadores de deficiência física, mental ou moléstia grave;
– Contribuintes com 60 anos ou mais;
– Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Logo após, será para os contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido ou que escolheram por receber via PIX.

De acordo com a Receita Federal, a prioridade acontece pela data de entrega da Declaração, quanto mais cedo o envio maior será a chance de receber o valor já nos primeiros lotes.
Como já informamos aqui, a declaração pré-preenchida é um formato da declaração automatizada com os dados já disponibilizados por fontes pagadoras e despesas reunidas pela Receita, como o nome já diz, basta o contribuinte verificar as informações já preenchidas antes de enviá-las à Receita. É importante verificar com bastante atenção para evitar a malha fina. 

 

Posts Recentes

IR 2023, veja as novas regras.

  No próximo dia 15 de março, começa o período para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita deve receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo. Visando uma maneira de minimizar erros e oferecer comodidade, o...

Representante Legal x Responsável Legal: veja a diferença!

É muito comum entre as empresas o termo representante legal, geralmente ele está presente em contratos ou até mesmo em estatutos sociais no qual o seu papel é representar legalmente alguém. Mas você sabe que existe uma diferença entre representante legal e responsável...