Conheça sobre a Carteira de Trabalho Digital

Todos nós brasileiros conhecemos um dos documentos mais importantes da vida de um trabalhador que é sua carteira de trabalho, utilizada para anotar todas as experiências profissionais. Mas com os avanços tecnológicos com ela não seria diferente, desde 2019 através das Lei da Liberdade Econômica a carteira de trabalho se tornou digital, com o objetivo de facilitar o acesso.
A lei tem a proposta de desburocratizar os processos e ter mais autonomia para o empreendimento no país. O modelo antigo ainda vale, mas esse novo modelo digital irá substituir, pois todos os processos de vínculos trabalhistas são feitos eletronicamente. Podem ocorrer divergências em contratos mais antigos na versão digital, por isso é importante guardar o modelo físico.

Vale ressaltar, que toda pessoa que possui o CPF já possui uma carteira de trabalho digital, precisando apenas da sua habilitação, que pode ser feita via aplicativo ou no site.

Para realizar a emissão não é necessário comparecer em nenhum local conforme era feito antigamente, basta realizar o cadastro no site do Ministério da Economia. Com esse novo formato digital, as anotações ficarão expostas no prazo de 48 horas. Com o uso da carteira digital, ela não pode ser pedida, afinal ela existe apenas de forma online e também ela traz com ela uma série de benefícios tanto para o trabalhador e também para o empregador, por exemplo a facilidade nas informações do Pis/Pasep; integração dos dados em outros sistemas e entre outros. Para fazer esse novo modelo, não é difícil você pode dar inicio criando uma conta no site do Governo Federal, se você já possuir um Certificado Digital o próprio site já disponibiliza esse acesso de uma forma muito mais rápida, caso contrário você pode inserir o seu CPF e depois criar uma senha. Na versão smartphone, sendo Android ou IOS o passo a passo é o mesmo.

O uso do Certificado Digital é muito útil nesse processo, já que ele é uma ferramenta que garante segurança e inviolabilidade dos dados. Realizando o acesso pelo certificado, não será possível que ocorra algum vazamento de informações.

Como podemos ver a tecnologia está cada vez mais avançada com o objetivo de desburocratizar e modificar. Antigamente para realizar a emissão da Carteira de Trabalho era necessário comparecer presencialmente levando documentos físicos e aguardar ser atendido. Hoje podemos ver um avanço mais moderno e seguro, que no final todos são beneficiados.

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM   FACEBOOK   YOUTUBE

Posts Recentes

Restituição do IR 2023, veja quando será pago.

Antes de iniciarmos divulgando a tabela, é importante também explicarmos o que é a restituição do imposto de renda. No mais, é a devolução do valor pago a mais à Receita Federal no ano anterior. Toda pessoa que fez a declaração tem direito à restituição, se houver um...

IR 2023, veja as novas regras.

  No próximo dia 15 de março, começa o período para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita deve receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo. Visando uma maneira de minimizar erros e oferecer comodidade, o...

Representante Legal x Responsável Legal: veja a diferença!

É muito comum entre as empresas o termo representante legal, geralmente ele está presente em contratos ou até mesmo em estatutos sociais no qual o seu papel é representar legalmente alguém. Mas você sabe que existe uma diferença entre representante legal e responsável...